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CM - Procedimentos remarcação

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                                       COM-20-084

           Segunda-feira, 09 de novembro de 2020

Perguntas Frequentes-Procedimento de Remarcação para Agências de Viagens

por conta de Alterações Involuntárias de Itinerário

Prezadas agências de viagens:


Com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas em relação ao Procedimento de Remarcação para Agências de Viagens por conta de Alterações Involuntárias de Itinerário, preparamos este documento para você.

Perguntas Frequentes e Respostas

1. O que é uma reacomodação por conta de Schedule Change (mudança de itinerário?)

Alterações ou cancelamentos de itinerários ocorrem em um período superior a 48 horas após a saída do voo, e somente se o novo horário programado de saída for maior a 30 minutos em relação ao horário original de saída do voo.

2. Quando devo aplicar o código do waiver WSCHA?

  • Quando ocorrer uma mudança involuntária em um dos trechos do itinerário do passageiro e o passageiro não aceita o rearranjo proposto pela Copa Airlines.


  • Quando ocorre uma alteração involuntária em um dos segmentos dentro do itinerário do passageiro e o passageiro aceita o rearranjo proposto pela Copa Airlines, mas, por sua vez, solicita uma alteração em outro segmento não afetado, ou é necessário reorganizá-lo para continuar o itinerário.

3. Como evitar os segmentos descasados?

No caso de a reacomodação ocorrer em um (1) segmento dentro de um itinerário com segmentos casados, os segmentos casados ​​devem ser eliminados e a origem-destino completaescolhida no momento do rearranjo para evitar segmentos não casados.


Todas as reservas de agência com segmentos não casados ​​estão sujeitas a ADMs.

4. Como gerenciar os produtos adicionais (licenças, upgrades), codeshare e interline?

Produtos adicionais e reservas codeshare ou interline devem ser gerenciados por meio do Call Center.

5. Quando este procedimento NÃO APLICA?

O procedimento NÃO APLICA aos seguintes tipos de tickets ou alterações:

  • Passagens com trechos interline: ligar para a Central de Atendimento.
  • Produtos adicionais: para confirmar ou manter os assentos e upgrades adquiridos, ligar para a Central de Atendimento e fazer a troca completa de voo e assentos.
  • Clientes solicitando mudança de destino.
  • Qualquer voo que não seja reprogramado pela Copa Airlines.
  • Qualquer situação considerada como Operação Irregular (Irrops).
  • Quando ocorrer uma operação irregular que afete a operação da Copa (por exemplo, condições climáticas, fechamentos de aeroportos, etc.), será enviada uma comunicação à parte para detalhar as diretrizes de isenção e os procedimentos a serem seguidos no caso de tal evento. O waiver e o procedimento descrito neste documento não aplicam a operações irregulares.

6. Qual a diferença entre os waivers: WSCHA, Ultra Flexível e Novas Passagens?

O waiver WSCHA é usado apenas para reservas afetadas por alterações involuntárias de itinerário nos cenários descritos neste procedimento.


Isenções Ultra flexíveis e Novas passagens são usadas ​​em reservas afetadas por alterações voluntárias de acordo com as diretrizes do waiver atuais que são aplicadas de acordo com a data de emissão do bilhete:


  1. Ultra flexível:W5200410CVNW (bilhetes emitidos até 31 de agosto de 2020)
  2. Novas passagens: W5200901CVNW (boletos emitidos de 1º de setembro de 2020 até 31 de janeiro de 2021)

Para obter mais informações, revise o Procedimento de Remarcação para Agências de Viagens por conta de Alterações Involuntárias de Itinerário inserindo o link para o nosso Portal de Agências AQUI.