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CM - Politica Remarcação atualizada

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                                       COM-20-078

           Terça-feira, 13 de outubro de 2020

Procedimento de Remarcação para Agências de Viagens

por conta de Alterações Involuntárias de Itinerário

Prezadas agências de viagens:


Com o objetivo de oferecer alternativas para a resolução e reorganização de itinerários para passageiros impactados por cancelamentos de voos e alterações em itinerários programados, estamos implementando um procedimento que permitirá às agências de viagens – obedecendo a determinadas diretrizes – ter mais flexibilidade no processo de realocação de passageiros.


Este novo procedimento de reorganização entra em vigor a partir de 13 de outubro de 2020.

DEFINIÇÃO

Alterações ou cancelamentos de itinerários programados, os quais estão descritos a seguir, são mudanças feitas com mais de 48 horas antes da partida do voo, nos casos em que o novo horário programado de partida do voo é superior a 30 minutos em relação ao horário original da decolagem.

PROCEDIMENTO

  • Quando ocorre uma mudança de horário, as agências de viagens recebem em seu Queue os PNRs afetados com o novo itinerário proposto. Os passageiros devem ser notificados sobre novas opções de viagem propostas.
  • Caso o passageiro não aceite a mudança proposta pela Copa Airlines e solicita outro voo, a agência de viagens oferecerá as alternativas de acordo com as diretrizes deste procedimento.
  • Se há na reserva um segmento com possibilidade de remarcação, é permitido alterar qualquer segmento dentro da reserva.
  • A agência de viagens deve fazer a reemissão e documentar o código do waiver no OSI e no campo de endosso do bilhete.
  • Todos os bilhetes devem ter o código do waiver correto. Caso contrário, a agência de viagens receberá uma ADM.
  • Os bilhetes só podem ser reemitidos pela agência que emitiu originalmente a passagem.
  • Aplica apenas aos voos da Copa Airlines com placa 230. Não aplicam trechos interline.

CENÁRIOS DO PROCEDIMENTO DE REMARCAÇÃO-CÓDIGO WAIVER WSCHA

 

Situação

Alternativas

Classe Tarifária

É necessário waiver?

Código do waiver

Pax aceita mudança proposta pela Copa Airlines

Aceitar as mudanças e remover os segmentos antigos.

A mesma classe tarifária é mantida

Não. Sem necessidade de reemitir a passagem

N/A

Pax não aceita mudança proposta pela Copa Airlines

Realocá-lo no próximo voo disponível da Copa Airlines, até 21 dias antes ou 21 dias depois, na mesma origem e destino

Manter a mesma classe tarifária. Se a mesma classe não estiver disponível, escolher a classe mais baixa disponível na mesma cabine e concluir a reemissão involuntária, mantendo a base e a estrutura da tarifa original. Caso não haja disponibilidade em nenhuma das opções acima, entre em contato com a Central de Atendimento

O waiver é necessário para isentar o cliente da penalidade e diferença de tarifa, se aplicável.

WSCHA

Se o passageiro solicitar remarcação voluntária, aplicam as regras tarifárias.

Mantivemos flexibilidade em nossa política de alteração, de acordo com as diretrizes dos waivers em vigor, os quais aplicam de acordo com a data de emissão do bilhete:

       1. Ultra flexível: W5200410CVNW (bilhetes emitidos até 31 de agosto de 2020)

       2. Novos bilhetes: W5200901CVNW (passagens emitidas de 1º de setembro a 31 de outubro de 2020)

NÃO APLICA AOS SEGUINTES TIPOS DE BOLETOS OU TIPOS DE ALTERAÇÃO:

  • Passagens com trechos interline: ligar para a Central de Atendimento.
  • Produtos adicionais: para confirmar ou manter os assentos e upgrades adquiridos, ligar para a Central de Atendimento e fazer a troca completa de voo e assentos.
  • Clientes solicitando mudança de destino.
  • Qualquer voo que não seja reprogramado pela Copa Airlines.
  • Qualquer situação considerada como Operação Irregular (Irrops).
  • Quando ocorrer uma operação irregular que afete a operação da Copa (por exemplo, condições climáticas, fechamentos de aeroportos, etc.), será enviada uma comunicação à parte para detalhar as diretrizes de isenção e os procedimentos a serem seguidos no caso de tal evento. O waiver e o procedimento descrito neste documento não aplicam a operações irregulares.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

  • O código do waiver deve ser incluído no campo de endosso e em um OSI.
  • Esse waiver deve ser utilizado 1 (uma) única vez a cada reitineração.

  • O waiver só pode ser usado se for aplicado conforme os parâmetros definidos neste procedimento.
  • Alterações nas reservas feitas fora das condições permitidas por este procedimento estão sujeitas a uma ADM.
  • O cliente deve ser contatado antes de modificar o PNR para confirmar a aceitação do novo plano de viagem. Também é preciso documentar que o cliente aceitou a alteração.